Mentiras Sinceras me interessam

Esta mensagem inicial do blog explica, se é que é preciso, o título do mesmo. Todos sabem que é parte da letra de uma música de Cazuza (abaixo) (...) "mentiras sinceras me interessam". Tem outra frase que poderia ser usada. É de uma amiga minha (não me perguntem de quem); "Mente, mas mente gostoso
". Claro que o blog não será usado para difundir mentiras, mas os leitores talvez se identifiquem com a dose de ilusão necessária e até fundamental que coloco em tudo o que faço e escrevo. Utopia, ainda é, uma droga lícita. Mas use com moderação.

"Entre a sinceridade ferina e a falsidade carinhosa, prefiro a última. No jogo impreciso do amor, vale mais a intenção forjada do que a fúria da razão. Portanto, entre a espada crua da verdade, mentiras sinceras me interessam"


Marcadores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Primeiro dia de aula


Primeiro dia da aula




Poucas coisas deixam-me tão feliz quanto ver crianças chegando para o primeiro dia de aula. Principalmente as do “Jardim”, as bem pequenas. É de se ver os passinhos nervosos nas proximidades da escola, os cabelos arrumados, o "material escolar" novinho...O lanche. As carinhas umas diferentes das outras (como tem “modelos” novos de crianças!) Tão diferentes, tão iguais. Entre eles não há preconceitos, discriminações. Quantas fantasias, expectativas, excitação. São sentimentos contraditórios, é um frio na barriga, é o medo, a ansiedade, a insegurança. É a saída do aconchego da família.  Uns apavorados com tanta agitação, outros curiosos...Tudo é novidade, é a conquista de um mundo novo. São crianças diferentes à sua volta, são adultos diferentes...Os professores! Meu Deus! Quem são? Como serão? Os pais, às vezes os assustam. Alguns se sentem em casa: já frequentavam a escola com os irmãos mais velhos, com os pais. Finalmente chegara a vez deles. Se sentem importantes, acolhidos, valorizados. Se descobrem seres sociais.  Toda a estrutura está ali por eles e para eles. São protagonistas, atores principais de uma aventura. A aventura real da sua própria vida em sociedade! Às vezes não nos damos conta da importância deste dia, mas ele cai como uma bomba de novidades no colo destes seres de olhos brilhantes e corações puros. O quê mais dizer? Refletir sobre a responsabilidade dos profissionais de educação com este momento? Apresentar as teorias e técnicas de adaptação da criança à escola? (Pedagogia numa hora dessas?) Não! Prefiro ficar com a imagem do momento mágico. É o inicio da caminhada deles. É o começo do sonho, é a renovação da esperança. E é só primeiro dia. O primeiro de aula.

By  Vidal


"Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único"    (John Lennon)


Um comentário: